E agora, o que fazer na prática com o que aprendi?

Se você ouviu de um profissional de saúde que seu familiar ou pessoa querida possui uma demência em fase avançada, ou você suspeita que seu familiar se encontre em uma fase avançada de demência, inicie uma conversa com os profissionais de saúde que cuidam do paciente sobre suas preocupações e dúvidas quanto à alimentação e os cuidados de saúde do paciente.


Infelizmente, nem sempre os profissionais de saúde iniciam esse tipo de conversa. Por isso, quando você toma a iniciativa de começar essa conversa, isso pode diminuir a chance de que ela aconteça apenas em uma situação de urgência (por exemplo, durante uma pneumonia) quando pode ser mais difícil tomar uma decisão equilibrada.
Procure descobrir se o paciente deixou alguma orientação verbal ou escrita sobre como gostaria de ser cuidado caso um dia estivesse em um estado de saúde de total dependência como em uma demência avançada.


Pense e converse com outras pessoas queridas do paciente sobre como vocês acreditam que ele gostaria de ser cuidado em sua situação atual de saúde, caso fosse capaz de se comunicar de forma efetiva. Pensem sobre o tipo de pessoa que ele era antes de desenvolver a demência e o que vocês acreditam que seriam as coisas mais importantes para ele e as coisas que ele gostaria e não gostaria que fossem feitas com ele. Pensar sobre isso irá ajudar bastante na tomada de decisão sobre os cuidados de saúde do paciente com os profissionais de saúde.